11/04/2015 - Aleitamento Materno

Este sábado, dia 11/04 o nosso encontro será sobre ALEITAMENTO MATERNO. Um assunto importantíssimo para a mãe o bebê e a família toda. Todas são bem vindas, as gestantes e as mães que já estão com seus bebezinhos no colo!

Venha e traga sua rede de apoio (companheiro(a), mãe, pai, irmã(o), amiga(o), etc) para tirar dúvidas, descobrir sobre os mitos que envolvem a amamentação e pegar dicas importantes para o sucesso desta empreitada!

*Relembrando*
Quando: 11 de Abril de 2015 - sábado de 09h às 11h
Tema: Aleitamento Materno
Onde: Academia Companhia Athletica (Rua Municipalidade, 489 - Reduto - próximo à ESAMAZ)
Cidade: Belém/PA

OBSERVAÇÃO: A confirmação da participação agora é necessária, pois precisamos deixar o nome dos participantes na portaria.

Confirme sua participação APENAS através do telefone: 98884-0209 ou pelo e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com de preferência até a véspera do encontro.

====



Belém é a única capital do Norte a realizar curso referência na formação de doulas
  • Ciência comprova que ter uma doula diminui a necessidade de medicalização e intervenções durante o nascimento


Belém, 08 de abril de 2015 - Doula é uma acompanhante de parto apta a dar conforto físico, emocional e afetivo a gestantes e parturientes em todos os estágios do trabalho de parto e parte do pós-parto. O curso de formação de doulas do GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa - está com as inscrições abertas. Voltado para qualquer pessoa que se interesse em dar este suporte, sendo profissional ou não da área de saúde. Belém é a única capital da Região Norte a receber a formação referência no País, entre os dias 22 e 25 de abril.
O curso é estruturado em aulas expositivas e demonstrações. O conteúdo reforça a importância do parto natural e debate o problema das cesarianas desnecessárias e as questões relativas à excessiva medicalização do parto e do nascimento. Acredita-se e reforça-se, durante as aulas, que o parto normal, com o menor número de intervenções possível é a melhor opção para quase todas as mulheres. As exceções, dentro desta premissa,  também serão discutidas. São alguns dos tópicos a serem abordados durante o curso: a anatomia e a fisiologia do parto, as recomendações da OMS, o plano de Parto, a anatomia da bacia pélvica e as consequências fisiológicas de diferentes posturas para parir, como lidar com a dor no parto, e as técnicas de alívio da dor.
Todas as informações passadas são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e na Medicina Baseada em Evidências, movimento médico internacional que defende a aplicação do exame científico minucioso e sistemático a toda a prática médica. Os inscritos receberão apostilas com os temas estudados, certificado e cadastro no site Doulas do Brasil para quem comparecer a 100% das aulas, que serão ministradas por Thayssa Rocha (PA), Rebeca Charchar (MG) e Mariana de Mesquita (SP).
O público alvo  são psicólogas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, enfermeiras obstetras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, acadêmicas, voluntárias, e todos aqueles ligados direta ou indiretamente à assistência ao parto. Mas não precisa ser necessariamente profissional de saúde. Basta gostar da ideia de acompanhar partos. Não precisa ter completado a graduação e nem ter curso superior.


Eficiência - A presença da doula é positiva para a mãe, para o sucesso do parto e, consequentemente, para a saúde do bebê. Essas afirmativas são comprovadas por diversos estudos, como o de Klaus e Kennel em “Mothering the mother”, publicado em 1993. A pesquisa demonstrou a redução de 50% nos índices de cesáreas, 25% na duração do trabalho de parto, 60% nos pedidos de analgesia peridural , 30% no uso de analgesia peridural , 40% no uso de ocitocina sintética e 40% no uso de fórceps.


Ocupação reconhecida - Em 2013, o trabalho da doula entrou na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho. A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Segundo a Classificação, as “doulas, visam prestar suporte contínuo a gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante”.

As inscrições para a terceira edição do curso de formação de doulas do GAMA podem ser feitas acessando o endereço eletrônico: http://www.maternidadeativa.com.br/doulasbp.html.

A realização do curso é do GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e Ishtar Espaço para Gestantes, com patrocínio do GUTUNES Fotografia, Govinda, Páprika e LabMamãe.


Sobre as ministrantes
Mariana de Mesquita é mãe da Lola,  Doula, Educadora Perinatal, Terapeuta Corporal e Estudante de Graduação em Obstetrícia na USP. Atua em grupos de preparação para o parto desde 2000 e como doula desde 2002. Atende e ministra cursos tanto voltados à gestantes e seus familiares quanto para profissionais no GAMA (www.maternidadeativa.com.br). Vive em São Paulo, capital, onde é estudante de parteria sob supervisão; e auxilia partos domiciliares e hospitalares como doula.


Rebeca Charchar mora em Divinópolis - MG e atende como doula em sua cidade e cidades próximas há 9 anos em partos domiciliares e hospitalares. Ministra palestras sobre amamentação,maternidade ativa, exterogestação, boas práticas no cuidado a gestante, RN e puérpera durante internação intra hospitalar voltado para para profissionais de saúde. Possui experiência de atendimentos voluntário no SUS e de capacitação de novas doulas (curso institucional oferecido em 2011). Mantém o blog "De Peito Aberto" junto com Patrícia Merlin como parte do projeto do Vila Mamífera (http://vilamamifera.com/depeitoaberto/). Coordena desde 2009 o Ishtar-Divinópolis - Grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, que oferece encontros mensais e gratuitos (http://ishtardivinopolis.blogspot.com.br/).


Thayssa Rocha é doula desde 2007, mãe do Kael e co-fundadora do Ishtar - Grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, presente em 11 cidades brasileiras . Atualmente, é uma das coordenadoras dos encontros quinzenais e gratuitos do Ishtar em Belém (http://espacoishtarbelem.blogspot.com.br/). Possui experiência com partos hospitalares (particular e SUS) e domiciliares, bem como com capacitação de doulas voluntárias (curso institucional oferecido em 2012) e preparação de casais para o parto.
Realizadora e Coordenadora do Workshop de Humanização do Parto - Humanizabelem (http://humanizabelem.wordpress.com)


SERVIÇO
Curso de Formação de Doulas do GAMA
DATA: 22, 23, 24 E 25 DE ABRIL DE 2015
HORÁRIO: 8:30h às 18h
LOCAL: Arcipreste Manoel Teodoro, 864 quase na esquina da Gama Abreu.
INVESTIMENTO: R$ 750,00
Para mais informações e consulta sobre as formas de pagamento: http://www.maternidadeativa.com.br/doulasbp.html