Como funciona o grupo?

Nosso grupo é completamente gratuito, e oferece reuniões quinzenais, aos sábados de 9 às 11 para discutir temas relativos à gestação, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê, fornecendo informações para que as famílias possam fazer escolhas informadas, e não embasadas em mitos e crendices.




Nossas reuniões atualmente acontecem na sala de Educação em Saúde do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia, em um espaço cedido gratuitamente para realização dos encontros. 
Apoiamos e divulgamos o conceito de Parto Ativo, ou em um âmbito maior, a Maternidade Ativa, como um reflexo das escolhas de parto nas outras fases da vida da família, como amamentação e criação dos filhos. Apoiamos também o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar até os 2 anos ou mais.
Nossas reuniões sempre tem um tema, que serve como orientação para o debate, mas a verdadeira dinâmica quem faz são os participantes com suas dúvidas ou colocações.



Quem é responsável pelos encontros?
Geralmente temos um (ou mais) facilitador do encontro, que geralmente são as coordenadoras do grupo - Sabrina, Mireille, Amanda, Thayssa e Lia. Em casos de imprevistos e impossibilidade das coordenadoras, amigos queridos tem ajudado nesta atividade.
Eventualmente temos convidados que podem falar de um tema específico, como exercícios na gestação ou amamentação, mas sempre teremos um facilitador, que orienta as discussões e conduz as fases da reunião.



Como são as reuniões?
Geralmente começamos nossos encontros com uma grande rodada de apresentação. Cada um fala seu nome, qual sua situação (grávida, mãe, pai, acompanhante, estudante, profissional...), como chegou ao grupo e qualquer outra colocação pontual que deseje fazer neste momento.
Depois das apresentações, geralmente abordamos o tema, através de fotos, material didático e/ou vídeos, além de muitos debates!

Ao final do encontro sempre batemos uma foto para ajudar a divulgar o grupo na Internet.
  



Eventualmente, quando temos gestantes chegando à fase final da gestação, fazemos uma despedida da barriga, que pode envolver um momento de relaxamento e carinho das outras participantes para a futura mamãe ou pintura de barriga, podendo ser feitas as duas coisas também, à critério da família. É uma forma de nos despedirmos desta mulher ainda grávida, para esperá-la algum tempo depois já com o bebê nos braços e uma bonita estória pra contar.




Quem pode participar?
Nosso grupo não é só para a gestante, mas para toda a família! Podem participar o casal, a mãe, a sogra, a tia, a madrinha, o amigo, a amiga, o avô, os filhos menores... 
Estudantes, profissionais, pessoas interessadas no assunto também são bem vindos!
Como participar?
Basta confirmar os nomes dos participantes através do link que disponibilizaremos a cada encontro e chegar, no dia da reunião, no horário e local divulgado. 

Não encontrou o link da próxima reunião? Faça contato com as coordenadoras usando um dos caminhos aí abaixo!

Como faço contato com o grupo?
- Através do nosso e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com ou do telefone (91) 98884-0209 (claro - whatsapp) / (91) 98835-4567 (claro-whatsapp). 
- Através das nossas redes sociais: Instagram (@ishtarbelem) ou Facebook (Espacoishtar)

Dúvidas frequentes
1 - O Ishtar atende parto ou faz pré-natal? Não! Apenas oferecemos um espaço para troca de informações atualizadas sobre gestação/parto/amamentação.
2 - O Ishtar indica médic@, enfermeir@ ou doula para que eu tenha um parto humanizado? Não. O Ishtar não tem nenhum vínculo com nenhuma equipe de atendimento ao parto, seja hospitalar ou domiciliar. Entretanto, fomentamos a troca de informações entre as participantes e abrimos espaços para relatos de experiências. Reforçamos que a Doula é uma escolha íntima e individual da mulher. Todas as doulas atuantes na cidade de Belém e região metropolitana podem ser encontradas no site: http://www.doulas.com.br/doulas.php?regiao=87


















PROGRAMAÇÃO DE 2018

JANEIRO
20/01 - Afinal, como funciona esse negócio de parto normal? (Fisiologia do parto

FEVEREIRO
17/02 - Mitos na gravidez e parto!

MARÇO
17/03 - A cesariana: não, a gente não odeia a cesárea! Vem saber o porquê!

ABRIL
21/04 - Tipos de Parto

MAIO
19/05 - Pós-Parto: o CAOS que se segue ao nascimento

JUNHO
16/06 - Quando as coisas não saem conforme o planejado

JULHO
21/07 - Relatos de Parto

AGOSTO
18/08 - SMAM - Semana Mundial de Aleitamento Materno

SETEMBRO
15/09 - Você tem medo do que?

OUTUBRO
20/10 - Cuidados com o bebê e alimentação até 1 ano

NOVEMBRO
17/11 - Passando das 40 semanas... e a pressão que vem com isso!


DEZEMBRO
15/12 - doAÇÃO de final de ano - Amamentação



VENHA FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO!!

Um comentário:

Unknown disse...

Gente me chamo fabricia estou com 35 semanas de gravides ainda não conseguir comprar quase nada para o meu bebê que tiver lendo meu comentário e souber que possa me ajudar doando roupinhas um berço não sei mais o que fazer.meu bebê é um menino.vou deixar meu telefone para contato 982813990.