Sobre nós

O Ishtar - Espaço para Gestantes iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2007, com a união de três amigas em torno de um mesmo ideal. As suas próprias experiências de maternidade foram pivô dessa união. Cada uma vivenciou a gestação, parto e maternidade de uma forma diferente, de acordo com seus conhecimentos e instintos, mas uma coisa foi comum às três: a vontade de parir e criar seus filhos de uma forma respeitosa, humanizada. Ao perceberem que esse desejo é bastante comum e crescente - apesar de difícil de concretizar na realidade brasileira atual - decidiram criar um grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, na zona sul da Recife/PE.

Foto: As fundadoras do Ishtar - Thayssa Rocha, Ana Katz e Ana Lúcia Toledo em Recife (Março/2008)
Nosso grupo não possui nenhuma conotação religiosa, e seu nome foi escolhido por simbolizar a natureza feminina, pois Ishtar era o nome pelo qual os acádios e, posteriormente, os assírio-babilônicos chamavam a deusa suméria Inanna, personificação do planeta Vênus. Era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra.

A logomarca do Ishtar foi construída por Patrícia Merlin e significa uma lua cheia (o círculo), uma placenta (árvore da vida) e as três fundadoras do primeiro Ishtar (bolinhas laranjas espaçadas em triângulo).


No Ishtar as famílias gestantes podem se preparar emocionalmente e com muitas informações para o parto e pós-parto, bem como trocar experiências sobre amamentação e cuidado de filhos, e assim terem a oportunidade de tomar decisões mais conscientes e verdadeiramente protagonizar os seus partos e sua maternidade.

Com a mudança de Thayssa para Belém (em março de 2008), aconteceu o encontro com Andréia Mártyres, psicóloga, mãe e uma pessoa muito sensível, que viabilizou o início da nossa empreitada do Ishtar-Belém, afinal, também já tínhamos mulheres da cidade entrando em contato para saberem mais, trocarem informações e se prepararem para este processo de maneira natural.

Foto: Thayssa e Andréia, fundadoras do Ishtar-Belém (Maio/2008)
O grupo foi abrigado inicialmente por um espaço alternativo em consultório particular, porém, com o passar do tempo o grupo cresceu e fomos acolhidos pela Academia Companhia Athletica, que nos cedeu espaço gratuitamente para realização quinzenal das reuniões de maio de 2008 até final de 2017 - Foram quase 10 anos de uma parceria de muito sucesso!

Foto: Thayssa e Akiko, responsável pelo programa Gestante da Academia CIA Athletica
Atualmente - para o ano de 2018 - nosso grupo foi colhido pelo banco de leite da Santa Casa de Misericórdia, que nos cede de maneira totalmente gratuita sua sala de educação em saúde, para que possamos receber todas as pessoas interessadas em debater sobre os temas propostos.

Foto: Fechamento da parceria com o Banco de Leite da Santa casa, com a Nutricionista Cynara Melo

Atualmente o grupo conta com a colaboração de Thayssa, Sabrina, Mireille, Lia e Amanda, que se revezam para coordenar as reuniões e facilitar a troca de informações entre os participantes.

E assim, junto com as mais de 500 famílias que já passaram por nós, colecionamos vitórias, dificuldades, parceiros, amigos e grandes comadres, que vestem a camisa e abraçam a causa, como deve ser: uma causa feminina. Familiar.