07:09
Publicado por , em

Instituto Nômades e Ishtar realizam 2º Curso de Capacitação de Doulas


O Instituto Nômades e o Ishtar - Espaço para Gestantes realizarão seu 2º Curso de Capacitação de Doulas em março de 2012, no Grande Recife. O curso é voltado para mulheres de qualquer formação profissional que desejam ajudar outras mulheres durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, com foco na humanização do parto e do nascimento. A carga horária total de 40 horas,  dividida em 5 dias, incluirá uma atividade prática de 6 horas de duração em uma maternidade local.

As aulas teóricas serão ministradas por uma equipe interdisciplinar com vasta experiência na atenção ao parto, que inclui doulas, obstetras, enfermeira obstetra e fisioterapeuta. A atividade prática terá a supervisão de uma doula experiente.
As vagas são limitadas!
Mais informações e inscrições:
dan@institutonomades.org.br | espacoishtar@gmail.com
09:04

Doula: as mãos que acolhem e apoiam

Publicado por , em

Dia de 18 de dezembro de 2011, dia de Nossa Senhora do Bom Parto, será comemorado pela primeira vez o Dia da Doula no estado de São Paulo, atravéns da Lei Estadual Nº 14.586 - Autoria da Deputada Estadual Ana Perugini.

Para todas as mulheres que se dedicam a doular, é uma forma de festejar e divulgar um papel tão antigo e importante na vida das mulheres gestantes e parturientes, mas ao mesmo tempo ainda pouco conhecido e reconhecido. E para as mulheres que estão na fase da vida que podem precisar desse apoio, é uma forma de conhecer, se aproximar.

O significado da palavra doula é "a mulher que serve" e hoje é atribuído ao papel da mulher que dá suporte físico e emocional especialmente durante o trabalho de parto, mas também antes e depois deste. É um papel desempenhado antigamente por mulheres com experiência, já mães, como a própria mãe, tia, avó e mulheres da comunidade, que apoiavam a parturiente no momento do nascimento e pós parto.

Com a medicalização e institucionalização do nascimento, esse papel foi perdendo força e espaço, infelizmente. No Brasil, com a maior divulgação sobre o resgate do parto humanizado, o respeito e não-violência a mulher no momento de parir, a doula tem retomado, aos poucos, esse lugar de suporte inexistente na equipe e tão necessário à mulher.

Entendendo um pouco o papel da doula: ela é a mulher que pode dar apoio e informação antes, durante e após o parto. Antes do parto, pode auxiliar na elaboração do plano de parto através de informação, conversa e suporte, colaborando na preparação do parto. Durante o trabalho de parto, é a pessoa responsável por apoiar diretamente a mulher através de suporte físico (como massagem, auxílio em posições) e emocinal (como com palavras de incentivo e lembrando do planejamento do parto); também é aquela pessoa que é responsável pelo ambiente e conforto da mulher e sua família, caso necessário, como informar, deixar o ambiente mais confortável, alimentar a parturiente. No pós-parto, pode auxiliar a mulher nos primeiros dias na adaptação com o novo bebê, alimentação, amamentação. Esse papel preenche uma lacuna cultural e profissional inexistente em hospitais e equipes, apesar de muito importante para o sucesso e satisfação da mulher na gestação, parto e puerpério.
As mulheres que se interessam por esse apoio podem buscar em sua cidade ou região em qualquer momento da gravidez, sendo importante também o quanto antes, para que haja tempo de busca de equipe e elaboração de planejamento do parto, já que apenas o acompanhamento da doula não garante que o atendimento médico e hospitalar seja humanizado.

Nós do Ishtar Sorocaba apoiamos o trabalho das doulas e o definimos como "as duas mãos oferecidas à mulher: a que apoia e a que acolhe, acaricia". São as mãos que auxiliam no empoderamento e fortalecimento da mulher, sempre ao seu lado de forma silenciosa e secundária.

É um prazer imenso resgatar o feminino no ambiente e momento do parto, através de fortalecimento de vínculos entre mulheres que se entendem, se apoiam.

Michelle Antunes Rocha, Ishtar Sorocaba, apoiada pela doula em conjunto com sua família. Créditos de Kelly Stein.

Parabéns a todas as doulas que lutam e trabalham pelas mulheres, fortalecendo essa grande rede da humanização do parto e nascimento!

Caso você esteja grávida e esteja em busca de uma doula, em qualquer cidade do Brasil, nos escreva que auxiliaremos a encontrá-la: espacoishtarbelem@gmail.com

E você que foi acompanhada por uma doula, deixe aqui seu breve relato-depoimento!

PS1: Este artigo foi escrito pelas coordenadoras do Ishtar-Sorocaba

PS2: No Brasil estima-se que hajam cerca de 3.000 doulas capacitadas, porém apenas entre 10%  a 20% atuantes, seja como voluntárias ou autônomas. Em nossa região de Belém, temos apenas 3 doulas capacitadas, o que demonstra uma necessidade tremenda de aumentar o quantitativo para atender mais e mais mulheres, inclusive no sistema público, em sistema de voluntariado. Um projeto aguarda na Secretaria de Saúde do Estado para levar este serviço aos hospitais públicos da cidade através da capacitação de doulas comunitárias. Esperamos que em 2012 este projeto se cumpra e também que tenhamos mais doulas atuantes na esfera do setor complementar. Para isso, existem cursos programados para acontecer em cidades como Recife, Fortaleza e São Paulo. Se você tem interesse em ser doula, entre em contato que podemos orientar a escolha de um curso de formação.
06:36

17/12/2011 - doAÇÃO de fim de ano e roda de conversa sobre amamentação

Publicado por , em

Este sábado, dia 17/12, marcará nosso encerramento das atividades do ano
de 2011. Aproveitando o clima natalino de doação e confraternização,
faremos pelo terceiro ano consecutivo, a já tradicional doAÇÃO de fim de
ano, realizada sempre ao lado dos nossos parceiros: CIA Athletica, AMAMEN e
Banco de Leite da Sta. Casa!

Esta é uma forma de agradecermos ao apoio completamente gratuito e de
qualidade que recebemos do banco de leite, que atende a população em geral
(inclusive as mamães-Ishtar), com orientação e incentivo ao aleitamento
materno, 24h por dia, nos 7 dias da semana.

Se você amamenta, pode vir doar leite materno. Se você não amamenta, pode
trazer potes de vidro com tampa de plástico. E se você está grávida ainda,
pode vir para participar da nossa roda de conversa! =)

**Relembrando**
*Quando: 17 de Dezembro de 2011 - sábado de 08:30h às 11h*
*Tema: doAÇÃO de fim de ano e roda de conversa sobre AMAMENTAÇÃO
*
*Onde: Refeitório da Santa Casa de Misericórdia do Pará (entrada pela
Oliveira Belo!!)*
*Cidade: Belém/PA*
*
*
*Confira a programação!!*
*08:30 - Acolhimento*
*09:00 - Roda de conversa sobre aleitamento materno com a turma da AMAMEN*
*11:00 - Encerramento*
*ps: A doação de leite acontecerá conforme as doadoras forem chegando.
Organizaremos com a equipe do banco de leite a ida para a sala de coleta.*

==> Se quiser/puder, traga suco ou frutas para fazermos um lanche enquanto
confraternizamos!

Confirme sua participação APENAS através do telefone: 8884-0209 ou pelo
e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com

18:08

10/12/2011 - Relatos de Parto

Publicado por , em
Neste sábado nosso encontro será um grande encontro de relatos de parto. Mulheres que já passaram pelo grupo e tiveram seus bebês foram convidadas para vir contar como foi essa experiência.

Ouvir e ler sobre a vivência de outras pessoas torna esse desconhecido (o parto) um amigo mais próximo. Os relatos são uma maneira de conhecer as diferentes sensações e reações que podem acontecer com a mulher e a família que passa por ele, e acreditem, a gente consegue se lembrar dos relatos lidos e ouvidos até durante a nossa própria vivência...

Não percam essa oportunidade incrível!

*Relembrando*
Quando: 10 de Dezembro de 2011 - sábado de 09h às 11h
Tema: Relatos de Parto
Onde: Academia Companhia Athletica (Rua Municipalidade, 489 - Reduto - próximo à ESAMAZ) - entrada pela Rui Barbosa
Cidade: Belém/PA

OBSERVAÇÃO: A confirmação da participação agora é necessária, pois precisamos deixar o nome dos participantes na portaria.

Confirme sua participação APENAS através do telefone: 8884-0209 ou pelo e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com

Se não quiser mais receber estes e-mails, escreva para: espacoishtarbelem@gmail.com

IMPORTANTE => No próximo final de semana, 17/12, teremos nossa confraternização de encerramento de ano, com o 3o ano do movimento de DOAÇÃO de leite materno para a Sta. Casa de Misericórdia do Pará. Divulgaremos em breve a programação, mas reserve já na sua agenda, sábado, dia 17/12, às 8:30 no refeitório da Sta Casa de Misericórdia do Pará.

13:34

I Seminário Nacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

Publicado por , em

Representantes do Ishtar e da Parto do Princípio estarão presentes neste evento!