17:58

20/08/2011 - O Pai

Publicado por , em
Neste dia 20/08 falaremos sobre a participação do pai no processo de gravidez/parto/pós-parto/amamentação. Como ajudar? Como se envolver e participar deste processo essencialmente feminino?
Venha, traga seu companheiro, amigos, família... contaremos com relatos de experiências de pais-Ishtar muito queridos!

*Relembrando*
Quando: 20 de Agosto de 2011 - sábado de 09h às 11h
Tema: O Pai
Onde: Academia Companhia Athletica (Rua Municipalidade, 489 - Reduto - próximo à ESAMAZ) - entrada pela Rui Barbosa
Cidade: Belém/PA

OBSERVAÇÃO: A confirmação da participação agora é necessária, pois precisamos deixar o nome dos participantes na portaria.

Confirme sua participação APENAS através do telefone: 8884-0209 ou pelo e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com
17:48

Fotos do encontro de 06/08/2011

Publicado por , em
Neste encontro recebemos muitas novas gestantes!


Nosso objetivo era falar sobre Amamentação, mas acabamos ouvindo um pouco da história de cada uma...

... até que no finzinho conseguimos falar sobre amamentação abordando o tema da SMAM 2011, lembrando as grávidas de COMUNICAREM-SE pedindo apoio para o período de amamentação.

Leila e Patrícia falaram pela AMAMEN trazendo este contato importantíssimo no apoio ao aleitamento no nosso Estado.

Ao fim do encontro as lindas fotos da exposição foram exibidas para os participantes.

Abaixo a turma reunida para a foto final!

19:10

05/08 - Encerramento da SMAM 2011 e 06/08 - Encontro do Ishtar: Amamentação

Publicado por , em
Esta semana, no mundo inteiro homenageamos o aleitamento materno através Semana Mundial de Aleitamento Materno, e o Ishtar não podia ficar de fora das comemorações. Nossa contribuição será realizada conforme agenda abaixo. Não perca.

FAÇA DA AMAMENTAÇÃO UMA EXPERIENCIA INESQUECÍVEL! COMUNIQUE-SE!!

*ATIVIDADE 1*
O que: Exibição de vídeos de amamentação, lanche, palestra de especialistas e a exposição das mães-Ishtar em lindas fotos de amamentação.
Quando: 05 de Agosto de 2011 - sábado de 09h às 12h
Onde: Cinema Olympia - Presidente Vargas, 918.
Cidade: Belém/PA

*ATIVIDADE 2*
O que: Encontro do Ishtar-Belém
Quando: 06 de Agosto de 2011 - sábado de 09h às 11h
Tema: Semana Mundial de Aleitamento Materno - Comunique-se!
Onde: Academia Companhia Athletica (Rua Municipalidade, 489 - Reduto - próximo à ESAMAZ) - entrada pela Rui Barbosa
Cidade: Belém/PA


OBSERVAÇÃO: A confirmação da participação (atividade 2) agora é necessária, pois precisamos deixar o nome dos participantes na portaria.

Confirme sua participação APENAS através do telefone: 8884-0209 ou pelo e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com

====================

===================
Nosso artigo desta vez conta com dois lindos relatos de amamentação, de duas mães Ishtar, em situações muito especiais.

RELATO 1: Marcília Negrão - Ishtar-Belém

Com 5 semanas de gestação, incentivada pela minha amiga de infância, a doula Thayssa, cheguei ao Ishtar. Cheia de dúvidas, insegura e chorona. De fato, eu precisava me empoderar para dar conta de tudo que estava por vir.

Com 33 semanas Pedro estava pélvico e assim foi até o final, eu primípara, fui orientada a fazer uma cesariana que conseguí adiar até as 38 semanas e 4 dias. Na verdade, eu não havia me preparado para uma cesárea, e por conta disso, além da dor de não ter parido, meu filho nasceu debilitado, não pude amamentá-lo no primeiro momento, pois ele foi direto para UTI e por fim, senti todos os efeitos colaterais da cirurgia.

Meu leite demorou exatamente uma semana para descer, e depois que desceu Pedro passava horas e horas mamando. Fui ao banco de leite da Santa Casa para corrigir a pega e aprender mais sobre amamentação.

Os meses foram passando e algo parecia estar errado. Pedro continuava horas no peito e não parecia satisfeito. Chorava muito, dormia pouco, e assim começou a minha peregrinação de pediatra em pediatra, até que aos três meses ele evacuou com sangue, e ainda levou mais um mês para que fosse diagnosticada a alergia alimentar.

Como o diagnóstico demorou 4 meses, além da alergia à proteína do leite de vaca que eu ingeria, Pedro também ficou sensível à proteína de outros alimentos que eram passadas via leite materno como: carne vermelha, trigo, soja, oleaginosas, feijão, ovo, leguminosas, frutas, entre outros.

Fui a todos os gastropediatras de Belém, todos! Fui até à São Luiz do Maranhão que é um centro mais avançado em gastropediatria do que Belém. E sempre escutava a mesma coisa: é preciso desmamar e introduzir o leite de aminoácidos ou o hidrolizado para ele parar de sangrar! Até que um dia, no auge do desespero com o filho sangrando, pedi aos céus uma luz, uma orientação, e recebi.

Relatei o problema na lista do Isthar e uma resposta rápida apareceu: desmamar não é a solução! Não desmame! Era uma mensagem da Viviane Xavier (médica de família, mãe e frequentadora do Ishtar-Recife), a quem sou muito grata. E daí pra frente, passei a pesquisar sobre a alergia alimentar, me enchi de coragem e desisti dos médicos. Passei a me comunicar com outras mães que passavam pelo mesmo problema e descobri que era possível sim amamentar uma criança com alergia alimentar, e que para isso eu precisaria excluir os alérgenos da minha dieta e assim foi.

Passei o primeiro mês comendo peru e batata. No segundo mês peru, batata e cenoura e, de pouquinho em pouquinho, experimentando os alimentos, a dieta foi se ampliando, e assim segui experimentando carne de rã, coelho e avestruz, entre outros. A satisfação de amamentar o meu filho suprimia a fome que eu sentia. Na verdade, amamentá-lo também matava a minha fome, aquela do parto não realizado.

Hoje Pedro tem 2 anos e 1 mês, nunca precisou tomar leite artificial, nem quando voltei ao trabalho quando ele tinha 8 meses. Nunca ficou abaixo da média de peso e altura, pelo contrário, sempre esteve acima desta. Continuo amamentando, e estamos (eu e ele) firme e forte na dieta, mas agora bem mais ampliada, com restrição apenas de leite de vaca, carne de vaca, soja, oleaginosas e ovo. Não como nada fora de casa, essa é a condição para uma mãe que queira amamentar uma criança com alergia alimentar. Por fim, a previsão para ele ficar completamente bem e até os 3 anos e meio.

O leite materno é rico em imunoglobulinas e é remédio para quem tem alergia alimentar! E como diz Sonia Hirsch: antes de mais nada, leite só de mãe!



RELATO 2: Patricia Brandão - Ishtar-Recife

Leite Materno - Amor em Estado Líquido

Aproveitando a SMAM(Semana Mundial do Aleitamento Materno) venho relatar uma experiência recente com doação de leite. Amamentar no peito é essencial porém existem situações onde muitas vezes o bebê é privado dessa nutrição, seja por prematuridade extrema, seja por problemas na produção materna, por isso a doação é tão importante e necessária.

Tive 3 filhos, amamentei a primeira até os 20 meses e estou em plena lua de leite com o terceiro, mas é sobre a segunda filha que quero falar. Estava grávida de uma segunda meninha quando na 31ª semana, Papai do Céu mudou de idéia e resolveu chamar minha Maria de volta e desde então se transformou em luz e brilha para nós toda noite!

Recebi a orientação de enfaixar as mamas bem apertado para evitar a demanda do leite e em poucos dias cessaria a produção. Aquilo me incomodou, cheguei a comprar as ataduras mas não consegui me envolver com elas, resolvi esperar o leite chegar.

De noite olhei para o céu e uma estrelinha piscou feliz! Era Maria minha luz me dizendo o que fazer com o leitinho que meu corpo tinha preparado para ela, decidi então ordenhar e doar aquele alimento precioso, passaria o mês de licença captando toda produção e na volta ao trabalho iria diminuindo o ritmo até deixar de produzir, suavemente.

Esperei dois dias e ele veio abundante, jorrando dos meus seios. Comecei a estocar e era uma fartura que logo os potes foram poucos, eu ordenhava de 2 a 3 vezes por dia, inclusive na madrugada e sempre enchia o vidrinho até a boca. Foram litros e litros!

Algumas pessoas ficaram preocupadas comigo, outras não entendiam como eu conseguia estar fazendo aquilo, mas eu afirmo que foi a melhor decisão que tomei! Dar sentindo aquele leite me ajudou a vivenciar meu luto, era com alegria que eu me acoplava a bomba elétrica e via o chuveirinho no bico do seio. Me sentia leve e feliz de pensar em quantos bebezinhos eu estava "amamentando" e nutrindo, livrando de doenças e ajudando na recuperação do peso. E Maria sempre a brilhar no céu me apoiando e incentivando, ela também estava feliz! =D

E assim fui dia após dia enchendo meus potinhos até que repentinamente a produção de leite caiu bruscamente e encerrou, eu não sabia mas estava outra vez grávida 23 dias após o parto, mas essa é uma outra estória...

Acho que devemos mais e mais valorizar o leite humano, amamentando nossos filhos, doando o excedente, dando suporte, informação e incentivo sempre a todas as mulheres para que amamentem seus próprios filhos. Como diz a psicóloga Laura Gutman, TODA mulher é capaz de amamentar, TODA!

Que possamos sempre confiar no trabalho perfeito da natureza e mergulhemos profundamente nessa maravilhosa conexão mamãe-bebê! É só o que basta para se encher do melhor alimento para nossos filhotes e para os filhotes das nossas irmãs humanas.

19:02

Fotos do encontro de 02/07/2011

Publicado por , em
No nosso encontro de 02/07 falamos sobre a cesariana.

Vimos vídeos, discutimos sobre como ela é feita, os procedimentos que a envolvem antes, durante e depois.

Falamos sobre as suas indicações e principais mitos que envolvem atualmente a indicação deste tipo de cirurgia.


Como era nosso último encontro antes do recesso, resolvemos fazer o colo da Gisele, que pariu Sara de cócoras em um lindo parto natural 12 dias depois deste encontro! Parabéns querida!


Ao fim do encontro, a turma reunida para a foto!