19:52

21/05/2011 - Recomendações da OMS

Publicado por , em
No nosso próximo encontro vamos aproveitar a SEMANA MUNDIAL PELO RESPEITO AO NASCIMENTO e falar sobre as Recomendações da OMS para atendimento ao parto.
Para ilustrar o tema, vamos assistir o vídeo Sagrado, que ilustra em belas imagens as melhores recomendações para atendimento ao parto.

Venha e traga suas dúvidas!!

*Relembrando*
Quando: 21 de Maio de 2011 - sábado de 09h às 11h
Tema: Recomendações da OMS e Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento
Onde: Academia Companhia Athletica (Rua Municipalidade, 489 - Reduto - próximo à ESAMAZ)
Cidade: Belém/PA


OBSERVAÇÃO: A confirmação da participação agora é necessária, pois precisamos deixar o nome dos participantes na portaria.

Confirme sua participação APENAS através do telefone: 8884-0209 ou pelo e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com


AVISO!
* Agora o Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos cinco Ishtar pelo Brasil (Pará, Ceará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo). Você recebeu o convite? Não? Então entre em contato e enviaremos! Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?! Estamos sentindo sua falta!
http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
16:36

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE DOULAS - RECIFE

Publicado por , em
É com grande alegria que o Instituto Nômades e o Ishtar Espaço para Gestantes anunciam a tod@s a realização do seu CURSO DE CAPACITAÇÃO DE DOULAS no Grande Recife. Vejam mais detalhes abaixo e no cartaz em anexo. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas!

- Objetivo do curso: capacitar mulheres de diversas áreas/profissões para atuarem como doulas (acompanhantes de parto) em partos hospitalares e domiciliares.

- Público alvo: mulheres de qualquer formação profissional que desejam ajudar outras mulheres no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

- Período de realização: 09 a 12 de julho de 2011
- Carga horária total: 37 horas (haverá uma atividade prática numa maternidade local com 5 horas de duração)
- Local: Granja Jaguaroca, Aldeia, Camaragibe/PE
- Equipe:
Melania Amorim (obstetra)
Leila Katz (obstetra)
Dan Gayoso (doula)
Ana Katz Schuler (doula)
Kelly Brasil (doula)
Fabiana Melo (fisioterapeuta)
Marcelle Mello (enfermeira obstetra)

-Valor: R$ 600,00 (pode ser parcelado em até 3 vezes)

- Mais informações/inscrições: (81) 3454.2505 | 9973.8035 | 8825.1274 - dan@institutonomades.org.br | espacoishtar@gmail.com


17:36

A Marcha das Parteiras de Brasilia no Correio Braziliense

Publicado por , em
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/05/06/interna_cidadesdf,251020/parteiras-reinvidicam-maior-reconhecimento-na-profissao.shtml

Parteiras reinvidicam maior reconhecimento na profissãoEm passeata pela Esplanada dos Ministérios, parteiras práticas e graduadas se reuniram, no dia mundial de sua categoria, a fim de reivindicar maior reconhecimento para a profissão no Brasil.

Luiz Calcagno

Janaína Moreno de Carvalho nasceu em casa. A mãe, Flávia Ilíada Oliveira, 30 anos, teve ajuda de uma parteira e de uma doula para dar à luz a filha. Tudo correu tranquilo, sem sustos no meio do caminho. A menina chegou saudável ao mundo e o pai foi o primeiro a pegá-la no colo. A história da mãe e da criança, no entanto, não é antiga, como se pode imaginar em uma época em que grande parte dos bebês nasce em quartos de hospitais. Ocorreu há apenas oito meses. Janaína também não nasceu em um lugar sem acesso a unidades e centros de saúde. Foi concebida na capital federal. Flávia é publicitária e faz parte de um grupo de mães que escolheram ter um parto normal, humanizado.


“Foi uma experiência transformadora e de respeito à mulher”, relatou. “Quando damos à luz em casa, com uma parteira, há um respeito ao tempo da mãe e da criança. Meu marido participou diretamente, então, os laços familiares ficaram fortalecidos. Ele pegou minha filha no colo quando ela nasceu. Antigamente, era assim que funcionava. A mulher se recolhia. Agora, são muitos médicos, muita luz. Em um hospital universitário, às vezes, vários estudantes de medicina assistem ao parto, quando ele deveria ser mais íntimo. Também é uma forma de resgatar uma tradição.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que apenas 15% dos partos realizados sejam cesarianas. Embora o número de procedimentos humanizados feitos no Distrito Federal e no Brasil supere o das cirurgias, o país ainda está longe de alcançar a marca. Brasília, por exemplo, registrou, em 2010, um total de 40.543 partos em hospitais públicos. Desses, 25.238, pouco mais de 62%, ocorreram sem uso do bisturi. Nacionalmente, dos 1,96 milhão de partos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 1,24 milhão foram humanizados — aproximadamente 63% do total. Os números são da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde, respectivamente.

Ontem, no Dia Mundial da Parteira, profissionais práticas (tradicionais) e graduadas fizeram uma passeata que seguiu do Ministério da Saúde para o Palácio do Planalto. A Marcha Regional das Parteiras, que reuniu profissionais do DF e do Entorno, durou cerca de duas horas e contou com representantes de São Paulo, do Amapá e de Tocantins. A categoria reivindicou maior reconhecimento do governo para os dois ramos da profissão. As graduadas pedem mais apoio governamental e as tradicionais querem ser reconhecidas como agentes de saúde. Na próxima semana, elas vão entregar uma carta com as reivindicações nos gabinetes dos deputados federais.

Para Paloma Terra, parteira graduada e organizadora da Marcha Regional das Parteiras, esses números estão abaixo das expectativas, principalmente pela “falta de atenção do governo com a categoria”. Ela alega que os quase 40% de cesarianas que ocorrem no DF e no Brasil ainda representam um número muito alto. “Na rede particular, a quantidade de procedimentos cirúrgicos de parto sobe para 80%. O Hospital Brasília, o melhor do DF, tem 90%. É urgente a integração das parteiras na atenção à saúde maternoinfantil no Brasil. Somos campeões mundiais de cesarianas. A cirurgia acarreta cinco vezes mais riscos para a mãe e para a criança”, alertou.

Humanização
Na visão de Paloma, o sistema está desumanizado. Ela alega que cerca de 17% das mulheres que dão à luz no setor privado e pelo menos 27% das que entram em trabalho de parto no setor público sofrem algum tipo de maus-tratos. “As mulheres saem do parto traumatizadas. Países como a Holanda e Escandinávia, com maior índice de saúde maternoinfantil do mundo, reconhecem essas profissionais. A parteira atende em caso de baixo risco”, exemplificou. Para a professora da Universidade de Brasília e parteira Silvéria Santos, a manifestação serve para dar visibilidade à categoria. “O sistema de saúde brasileiro omite a parteira tradicional. Não registram esses partos. Ela é uma mulher que atende a mãe e respeita a cultura, os valores eos hábitos da mulher”, afirmou.

Moradora de Santo Antônio do Descoberto (GO), Sebastiana Mendes, 84 anos, realiza partos desde 1960. Ela conta que nunca perdeu uma mãe ou filho durante um parto humanizado. “Me considero importante. Nos valorizar é o caminho certo. É uma profissão muito séria e o governo deveria nos respeitar e agir”, opinou. Embora não tenha filhos, a estudante Alaya Dullius, 26, identificou-se com a causa. “Acho que temos que melhorar o atendimento obstétrico no Brasil. Ele é violento e desrespeita as recomendações da OMS fazendo cesarianas desnecessárias. Se a gente melhora a forma de nascer, cria um mundo mais humano.”

Apoio psicológico
No parto normal ou humanizado, a doula é uma mulher que geralmente acompanha a parteira.

Ela ajuda em todos os procedimentos, mas tem o papel fundamental de prestar apoio físico e emocional à mãe, além de prestar informações sobre a gravidez.

A presença da doula possibilita um parto mais seguro, mais rápido e menos doloroso.
19:25

07/05/2011 - 3o Aniversário do Ishtar-Belém!

Publicado por , em
Amigos, é com muita alegria que convidamos para o encontro de aniversário do Ishtar-Belém!

Nosso grupo fará 3 aninhos de vida e faremos uma festinha para rever os amigos e comemorar juntos este espaço que é SEU!

Durante nossa festa teremos várias atrações:
- Exibição de uma linda exposição de fotos de algumas das mulheres maravilhosas que fizeram o Ishtar no último ano.
- Bazar com venda de coisinhas lindas e semi-novas (roupinhas, sapatinhos e outros itens, como banheiras, roupas de cama/beço, etc), a precinhos excelentes! (Quem quiser relembrar a proposta do Bazar, está aqui => (http://espacoishtarbelem.blogspot.com/2011/02/bazar-ishtar-belem.html)
- Sorteio de um sling especialmente confeccionado pela nossa amiga Loyda para o evento.

Assim como nos anos anteriores, esta festa será realizada com a ajuda de vocês, no esquema festa-americana. Cada um leva uma bebida e/ou um salgado ou doce, pode ser fruta, café, pãozinho... mas o que queremos mesmo é a SUA PRESENÇA!

Ah, o bolo é por nossa conta! Afinal, todo aniversário tem que ter parabéns pra você! =)


*Relembrando*
Quando: 07 de Maio de 2011 - sábado de 09h às 12h
Tema: Aniversário do Ishtar-Belém
Onde: Salão de festas do Ed. ilhabela (Tv. Rui Barbosa 656, entre Tiradentes e Aristides Lobo)

Cidade: Belém/PA
18:20

Fotos do encontro de 09/04/2011

Publicado por , em
No encontro de 09/04, concluímos nosso encontro sobre fisiologia do parto, assistindo ao vídeo Parir e Nascer, um lindo documentário que mostra todas as fases do processo do parto, de maneira didática e sensível.



Ao final do encontro, fizemos pela primeira vez no Ishtar-Belém um ato simbólico, chamado de "colo", conhecido nosso de outros grupos, que marca uma fase importante de nossas grávidas... a proximidade do nascimento.

Neste primeiro colo, Tayla e Naira receberam as boas energias de todos os presentes.

Uma idéia da querida Loyda, para homenagear a amiga Tayla, certamente o momento do "colo" vai se repetir ainda muitas e muitas vezes no Ishtar-Belém, trazendo muita emoção para quem recebe e quem dá!

Ao fim do encontro, o grupo reunido.