18:43

30/04/2011 - Não haverá encontro

Publicado por , em
Querid@s, infelizmente neste dia 30/04 não teremos encontro. Nossa anfitriã, a Companhia Athlética, está com outra programação e não será possível ceder a sala em uma data não planejada.

Porém, nosso próximo encontro promete! Será o aniversário de 3 anos do Ishtar-Belém! Todos estão convidados para confraternizar e rever os amigos que fazem o Ishtar desde 2008!

Aguardem o endereço do salão de festas e já reservem o dia 07/05 a partir das 9h!

Quem puder colaborar com a festinha, escreva para thayssa.rocha@gmail.com


NASCIMENTOS
Chegaram: o Isaque da Tayla, a Maria Luiza da Naira e a Luma da Priscilla!
09:26

[Brasília] Marcha das Parteiras – Uma luta pela Humanização do Parto

Publicado por , em
No Brasil, o número de partos por cesariana em hospitais particulares é cinco vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, chegando ao alarmante índice de 80%.

Além disso, os casos de violência contra parturientes são uma triste realidade. Um estudo denominado “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, aponta que 27% das mulheres que deram a luz na rede pública e 17% daquelas que pariram em rede privada relataram alguma forma de violência durante seu parto.

O Brasil possui uma forte rede de pessoas que lutam pela Humanização do Parto e do Nascimento. Esse movimento busca a integração das Parteiras Diplomadas (Obstetrizes) e das Parteiras Tradicionais no sistema de saúde. Vale salientar que o trabalho das parteiras tende a minimizar as intervenções desnecessárias durante o parto.

Os desafios são grandes. Atualmente, o único curso de graduação que forma Obstetrizes no país, na EACH-USP Leste em São Paulo, corre sérios riscos de extinção. Existem projetos - apoiados inclusive pelo Ministério da Saúde - que prevêem a integração das Parteiras Tradicionais no Sistema Único de Saúde. No entanto ainda é forte a resistência por parte de algumas corporações profissionais, como Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Para o dia 05 de maio, dia internacional das Parteiras, estão previstas manifestações em várias partes do mundo inclusive outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Florianópolis, lideradas pela International Confederation of Midwives (ICM), Confederação Internacional das Parteiras.

A Marcha das Parteiras em Brasília tem como objetivo chamar a atenção de autoridades públicas e sociedade para a integração efetiva da profissional Parteira (tradicional e diplomada) na assistência básica à saúde materno infantil contribuindo assim para a redução: da mortalidade materna e neonatal, da violência obstétrica e das vergonhosas taxas de cesarianas brasileiras. A concentração será a partir das 9 horas em frente ao Ministério da Saúde, seguindo para a Praça dos Três Poderes.


O QUE: Marcha das Parteiras

QUANDO: 05 de maio de 2011

ONDE: em frente ao Ministério da Saúde até a Praça dos Três Poderes

HORÁRIO: concentração às 9hs, saída prevista para às 10hs.

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Marieta Cazarré (61) 8160-5225 marietacazarre@hotmail.com
18:42

09/04/2011 - Fisiologia do Parto (continuação)

Publicado por , em
No nosso próximo encontro vamos seguir na discussão sobre os processos fisiológicos que ocorrem no final da gestação, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
O que esperar? O que vai acontecer? Quando vai acontecer? O que vou sentir? Como vou saber que chegou a hora?

Venha e traga suas dúvidas!!

*Relembrando*
Quando: 09 de Abril de 2011 - sábado de 09h às 11h
Tema: Fisiolofia do Parto (continuação)
Onde: Academia Companhia Athletica (Rua Municipalidade, 489 - Reduto - próximo à ESAMAZ)
Cidade: Belém/PA


OBSERVAÇÃO: A confirmação da participação agora é necessária, pois precisamos deixar o nome dos participantes na portaria.

Confirme sua participação APENAS através do telefone: 8884-0209 ou pelo e-mail: espacoishtarbelem@gmail.com


AVISO!
* Agora o Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos cinco Ishtar pelo Brasil (Pará, Ceará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo). Você recebeu o convite? Não? Então entre em contato e enviaremos! Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?! Estamos sentindo sua falta!
http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
18:36

Fotos do encontro de 26/03/2011

Publicado por , em
Neste sábado falamos sobre fisiologia do parto, explicando um pouco sobre cada fase do trabalho de parto e tirando dúvidas sobre sensações, o que esperar, o que acontece conosco e com o bebê no momento do parto.