05:06

Fotos do encontro de 23/05/2009

Publicado por , em
No encontro de hoje abordamos os últimos dias da gravidez. Recebemos além da turma assídua de sempre, estudantes de enfermagem e novas participantes.


Contamos com a grande ajuda da Enfa. Luzia, que conduziu o início do encontro enquanto. Thayssa estava atendendo ao parto da Deborah,


Além dos debates acerca do tema, recebemos a anfitriã Thaysa, que relatou um pouco da sua espera de 40 semanas e 4 dias pelo nascimento do lindo Mateus. Thaysa também contou da experiência do parto, já visivelmente em forma, após 15 dias de parida!

Abaixo uma foto do lindo Mateus!

Ao fim a turma reunida para a foto!

04:27

23/05/2009 - Últimos dias da gravidez

Publicado por , em
Neste dia 23/05, falaremos sobre Os Últimos dias da gravidez, as ansiedades, os medos, as dores e os sabores dos últimos momentos da gravidez. 

Teremos o relato do parto da Thaysa e da Franciele, na visão da doula Thayssa, e se os bebês deixarem, ainda ficaram de passar conosco para dar o relato pessoalmente: Dani (da Aline), Elizandra (do Ítalo) e Thaysa (do Mateus) que cederá o salão de festas de seu prédio para nosso encontro deste sábado.

Atenção: o endereço deste encontro é também na Tv. Timbó, mas é em outro prédio, diferente de onde foi o encontro de aniversário do Ishtar!! Observe abaixo o endereço completo!

*Relembrando*
Quando: 23 de Maio de 2009 - sábado de 09h às 11h
Tema: Os últimos dias da gravidez
Onde: Salão de festas do ed. Zeu's Gardens - Tv. Timbó 3125 (entre João Paulo II e Almirante Barroso - próximo à escola de ed. Física)
Cidade: Belém/PA

Confirme sua participação através dos telefones: 9988-8510 ou 8884-0209, pelo e-mail espacoishtarbelem@gmail.com, pelo nosso bloghttp://espacoishtarbelem.blogspot.com ou ainda pelo Orkut =>http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=1760286442958760774!

NASCIMENTOS!
* Nasceu Mateus, de Thaysa e Harley, do Ishtar Belém
* Nasceu Filipe, de Franciele e Jader, do Ishtar Belém

AVISOS!
* Agora o Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos cinco Ishtar pelo Brasil (Pará, Ceará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo). Você recebeu o convite? Não? Então entre em contato e enviaremos! Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?! Estamos sentindo sua falta!
http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil

NOVIDADES!
* A partir de junho, nossos encontros serão realizados na Academia Companhia Athletica! Uma parceria do Ishtar com o Programa Gestante da academia - "Por uma gravidez e parto saudáveis!"
18:35

Fotos do encontro de Aniversário - 1o ano Ishtar Belém

Publicado por , em
Uma festa DELICIOSA! Assim foi o aniversário do Ishtar-Belém. Com palavras é impossível traduzir a energia e a felicidade deste encontro, então, este post está recheado de fotos de gente amiga, gente feliz, gente do bem que faz o Ishtar.

Quem não foi, fique com vontade e desconte no próximo aniversário não faltando!! Quem foi, curta novamente os momentos tão agradáveis que passamos entre amigos!

Foto: Leila, Larissa e Françoise observam a exposição, formada por fotos em preto e branco de mulheres maravilhosas que passaram neste primeiro ano pelo Ishtar-Belém
 

Foto: outra visão da exposição e dos balões coloridos que enfeitaram nossa festa


Como não podia faltar, fizemos uma rodada (dessa vez breve, finalmente!) de apresentação...


Festa que é festa, tem muitas coisas gostosas. Graças a contribuição de cada um, não faltou NADA na nossa mesa de guloseimas! Até bandeirinhas a Manu colocou no bolo... que caprichosa!
Foto: Mesa de lanche


Com tantas crianças, montamos um cantinho só pra eles brincarem...
Foto: Kael, Breno, Cauã e Michele no cantinho das crianças

Uma festa florida!! Cheia de bebês-Ishtar... fora da barriga

... e dentro dela!

Larissa, Junior e Helena levaram flores para enfeitar nossa mesa e nossos corações!

Assistimos um vídeo com fotos dos encontros ao longo deste ano, resultados obtidos no grupo e com a participação das organizadoras dos Ishtar Recife e Fortaleza, e outras amigas da humanização do parto mandando recadinhos!
Foto: trecho do vídeo com recadinho de Ana Katz - organizadora do Ishtar-Recife

E abrindo a sessão choradeira... Horácio inventou que ia fazer uma homenagem as mães e fez uma linda dedicatória pra Thayssa e para todas as mulheres maravilhosas que fazem do  Ishtar esse sucesso!

Foto: Horácio, os lírios e Thayssa

Dando continuidade à sessão choradeira, Edna falou em nome da mulherada!

Foto: Edna (de camisa roxa) falando...

Enquanto o povo chorava, as crianças só pensavam no bolo!!

E assim foi nossa festa... organizada graças ao apoio de muita gente do bem, impossível de agradecer a cada um... então vai aqui um agradecimento COLETIVO a TODOS VOCÊS que fazem o Ishtar, todos os encontros e em especial aos que ajudaram na organização desta festa linda!

Foto: Horácio, Thayssa, Kael e Xavier

Foto: Cristiele, Patrícia com Gabriel no colo, Wagner, Horácio, Xavier (agachado), Thay, Andréa e Benilson. "Diga: - Ishtaaaaaaaaaaaaaaaaaar!!"

E como não podia faltar, a foto da turma (ou da maioria dela!) reunida ao final do encontro!!

14:43

Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento

Publicado por , em


Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2009:
a gente apóia essa idéia!

 

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS

 

Por uma nova forma de gerar, parir e nascer!

 


De 11 a 17 de maio diversos países estarão comemorando a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN). Para marcar a data no Brasil, a Rede Parto do Princípio (

www.partodoprincipio.com.br) realiza uma exposição nacional com fotos em preto e branco de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos. A exposição acontece simultaneamente em várias cidades do país e tem como objetivo incentivar o vínculo afetivo entre mãe e filho, a amamentação na primeira hora de vida e o parto humanizado. Em alguns municípios a exposição começa mais cedo, em comemoração ao Dia das Mães ou estende-se por mais tempo. (Confira abaixo a relação de locais e datas).

 

A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (www.smar.info), iniciativa da Associação Francófona pelo Parto Respeitoso ("Alliance Francophone pour l'Accouchement Respecté" - www.afar.info) é celebrada anualmente, desde 2004, durante o mês de maio em diversos países.
Este ano, a campanha aborda O aumento da taxa de cesarianas no mundo com o slogan Diga não à cesárea desnecessária!

 

A Parto do Princípio é uma rede de mulheres, consumidoras e usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conta hoje com mais de 300 pessoas trabalhando voluntariamente, em 16 estados e no Distrito Federal, na divulgação dos benefícios do parto ativo.


Para a Parto do Princípio, a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento é uma ocasião para reafirmar publicamente que a reprodução humana é um fato social em primeiro lugar; que a mudança é possível e que nunca é tarde para que os profissionais e os estabelecimentos médicos revejam suas práticas.

 

Para a realização da Exposição, a Rede contou com o apoio do Guia do Bebê  (www.guiadobebe.com.br).

 

 

Os riscos da cesariana

 

No Brasil, 79,7% dos partos no setor privado[1] são cesarianas, em sua maioria eletivas – realizadas antes do trabalho de parto – o que claramente revela o desconhecimento da população acerca dos riscos intrínsecos à realização desta cirurgia.

 

Mesmo no setor público, as taxas 27,5% de cesariana atingem praticamente o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 15%. Entretanto, este excesso de cirurgias cesarianas não reflete em melhores resultados maternos e neonatais, visto que o Brasil, desde a inclusão da “cultura da cesárea” não apresenta redução nos seus altos índices de mortalidade materna (75 mulheres a cada 100 mil nascido vivos), segundo a conceituação da OMS (que aceita um índice de 20 mortes maternas a cada 100 mil nascidos vivos).

 

É necessário que a sociedade se mobilize divulgando ações e disseminando informações acerca deste tema, para que nossas mulheres e crianças não sejam submetidas a riscos aumentados – na maioria das vezes, desnecessários – em um momento que deveria ser de tranquilidade, intimidade e segurança.

 

ALGUNS RISCOS DA CESARIANA

Para a Mãe

  • Maior risco de Morte Materna em decorrência da cirurgia (2,8% maior na cesariana eletiva quando comparada ao parto vaginal)
  • Maior risco de Histerectomia – retirada dos órgãos reprodutivos
  • Maior probabilidade de Internação Prolongada
  • Maior chance de desenvolver Infecção
  • Risco aumentado de Depressão Pós-Parto
  • Dor generalizada ou no local da cirurgia
  • Risco de criação de Coágulos Sanguíneos e Trombose
  • Corte Cirúrgico Acidental em outros órgãos
  • Obstrução Intestinal

Para o Bebê

  • Contato Tardio com a mãe
  • Corte Cirúrgico acidental
  • Maior probabilidade de Fracasso no Aleitamento Materno
  • Maior dificuldade para estabelecer o Vínculo Afetivo
  • Desconforto Respiratório por iatrogenia – interferência médica no processo natural
  • Maior possibilidade de desenvolver Asma

Para Gestações Futuras

  • Aumento das taxas de Infertilidade
  • Maior possibilidade de Gravidez Ectópica
  • Maior possibilidade de Placenta Prévia
  • Riscos aumentados de Ruptura Uterina
  • Dor abdominal decorrente de Aderências – outros órgãos aderem à cicatriz cirúrgica
  • Descolamento Prematuro de placenta

 

 

Veja abaixo os locais das exposições já confirmadas:

 

 

Bauru – SP

Contato: Celma – (14) 3011-0077 celmapsid@ig.com.br

SENAC -  a partir de 13 de maio

 

Belém - PA

Contato: Thayssa (91) 8884.0209 – thayssa.rocha@partodoprincipio.com.br

Laboratório Beneficente de Belém www.lbb.com.br – de 11 a 16 de maio (exposição de fotos)

Restaurante D. Giuseppe – de 08 a 16 de maio (exposição virtual de fotos)

Praça Batista Campos – 17 de maio (exposição de fotos e caminhada de encerramento às 9h)

 

Belo Horizonte - MG

Contato: Pollyana (31) 9312-7399- polly@partodoprincipio.com.br

PUC Minas Barreiro – a partir de 12 de maio (exposição de fotos) durante a III Semana da Enfermagem

 

Brasília - DF

Contato: Clarissa (61) 3201-0069 e 8139-0099 - clarissa@partodoprincipio.com.br

Shopping Páteo Brasil – 09 de maio – conversa com as mulheres sobre riscos das cesarianas

Associação Vivendo e Aprendendo – de 11 a 15 de maio

Centro Cultural de Brasília – 16 e 17 de maio

 

Curitiba- PR

Contato: Patrícia (41) 3336-1939 e 9113-6364 – patricia@partodoprincipio.com.br

Estúdio MM Áudio – a partir de 09 de maio

 

Garanhuns – PE

Contato: Juliana (87) 9104-5381 – juliana_coelho_ferra@hotmail.com ou Ilza (87) 9122-1775 – ilza_rafa@hotmail.com

Livraria Casa Café – de 11 a 19 de maio

 

Juiz de Fora – MG

Contato: Soraya (32) 3226-2461 e 8838-3072 – smperobelli@gmail.com

Centro de Diagnósticos CEDIMAGEM – de 11 a 17 de maio (exposição de fotos)

 

Maringá - PR

Contato: Patrícia (44)3025-3219 e 9927-7298 - patimerlin@partodoprincipio.com.br

Cliniprev – de 11 a 17 de maio (exposição de fotos)

 

Porto Alegre - RS

Contato: Alessandra (51)3028-8728 e 9685-2114 –alessandrakrause@partodoprincipio.com.br e Maria José (51) 91236136

Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo- www.cccev.com.br - de 11 a 16 de maio (Exposição de fotos)

Parque de Redenção – dia 16 de maio - Tenda com exposição de fotos e caminhada com grávidas e mães/pais com filhos.

 

Rio de Janeiro – RJ

Contato: Denise (21) 2222-6658 e 9797-1602 – denise@partodoprincipio.com.br

Livraria Largo das Letras – de 12 a 17 de maio

 

São Bernardo do Campo - SP

Contato: Denise (11) 9383-4429 – denise.niy@uol.com.br

Bruxa Banguela Rock Bar – Lançamento do livro Lembranças fecundas: meu diário afetivo da gravidez”, de Denise Yoshie Niy

 

São Paulo - SP

Contato: Roberta (11) 8208-2119 - roberta@partodoprincipio.com.br

Continental Shopping – de 08 a 27 de maio (exposição de fotos)

Faculdade de Saúde Pública – a partir de 11 de maio (exposição de fotos)